terça-feira, 7 de outubro de 2008

NADIE PASARÁ



"Olá camarad@s,
Escrevo este texto com muita tristeza. As palavras estão vindo direto, sem um ordem lógica.
Quero relatar para a lista a minha insastifação do fato que ocorreu na sexta-feira. Não vou entrar em muitos detalhes, pois somos vigiados por pessoas ferozes e covardes que agem na surdina.
Mas durante nosso passeio extra desta última sexta-feira(03/10), mais uma vez a Polícia Militar nos agrediu, nos impediu, e interrompeu nossas pedaladas.

Foto: Pedalada dos Pelados
14 de junho de 2008 - na Av. Paulista

Um dos nossos foi preso, um dos nossos teve seu celular jogado no chão, um dos nossos foi empurrado bruscamente e caiu de costas no chão, um dos nossos teve objetos retirados da sua mão com força e brutalidade, um dos nossos foi agredido covardemente. Todos tiveram que presenciar um PM sacar sua arma prateada. Todos viram a falta de preparo de dois soldados da PM que utilizaram a farda e o pseudo-poder para impedir nossa Bicicletada.
Eu só falo por mim. Reconheço que me equivoquei, mas não me arrependo. Não aguento mais essas intervenções ignorantes e sem fundamentos daqueles que deviam policiar a cidade. O que devemos fazer? Com quem devemos falar? Para eles largarem do nosso pé. Cansei de gás de pimenta, cansei de ter que pedalar olhando para trás toda hora e ver se alguém irá me atingir. Já estou de saco cheio de ver amigos meus sendo colocados em viaturas, no camburão, ter que fazer B.O, aguardar toda a burocracia. Isso me chateia muito e vou lutar para que não aconteça de novo.
Sempre busco usar mais a razão do que a emoção, mas nesses momentos de injustiças meu sangue ferve, meu coração palpita mais forte e eu vou lutar pela defesa. Mas devo e devemos sempre usar a inteligência. O nosso advogado da Bicicletada deu boas idéais, e caso ele queira podia lançar aqui na lista. Resumidamente, seriam atitudes que devemos tomar quando a polícia abusa do poder. Bom, creio que escrevi demais. Vou fazer um relato detalhado e minucioso no meu blog, dando nome aos bois. Disse que cansei de muitas coisas, mas nunca desistirei de gritar, nunca me cansarei de pedalar e jamais deixarei de lutar e acreditar que vamos ter uma cidade com mais respeito para todos. Las barricadas não serão derrubadas e eles não passarão, pelo menos por mim, NADIE PASARÁ!!! Abraços, beijos de um homem triste com toda essa situação."

F A. B.

e leia aqui o perengue na delegacia

Fala galera,

Eu nem ia escrever sobre a sexta passada, porém após ler todos esses comentários, tenho que dar o meu ponto de vista, também gostaria de aproveitar para dar a opinião do próprio delegado que nos atendeu na delegacia. Aliás, delegado que nos atendeu de forma educada.

Bem, eu fico pensando na vida infeliz que esses PMs vivem na Paulista, aliás, não apenas os que vivem na Paulista, mas todos os que são PMs e vivem infelizes com essa função. Quem estava na Bicicletada de sexta pode conferir a maneira como fomos abordados pelos policiais, já chegaram revoltados e “intimando” sobre “liderança”. Querendo impor um limite que não lhes foi legado.

Em primeiro lugar pudemos conferir que nossa polícia é muito despreparada, foge aos padrões de crescimento que tomaram nosso país.

Volto a lembrar que fui agarrado pelo cabo Nobuyuki pelas costas, quando já me retirava do local, junto ao Aragonez, e as palavras proferidas pelo policial foram exatamente essas: “Você vem comigo!”.

Me senti no fim dos anos 80, quando a polícia fazia o que queria. Na delegacia, lógico que a “mini-gang” de PMs tentou me intimidar. Porém já desde o início começaram se dando mal, posso dizer que senti uma certa empatia do delegado. Vou relatar a primeira conversa com o delegado:

Fomos eu e o soldado “J. Santos” ao encontro do delegado:
Delegado: - “O que houve?”

j. Santos: - “Pegamos este meliante pichando as vias públicas na Av. paulista.”

Delegado: - “Você o viu pichar?”

j.Santos: - “Não!”

Delegado: - “Você tem alguma testemunha que o viu pichar?”

j. Santos: - “Não”

Delegado: - “Esperem ali na sala ao lado que já os chamo.”

Nisso seguiu-se toda a espera que alguns gentilmente aguardaram do lado de fora, Após toda a espera, fomos chamados de volta ao delegado:

Delegado: - “Soldado, vocêo viu pichar?”

J.Santos: - “Não mas apreendi esta lata de spray.”

Delegado: - “Da mão dele?”

j.Santos: - “Sim, retirei da mão dele”

Bigodon: - “É bom que tenham minhas digitais aí nessa lata.”

Delegado: - “Calma! J. Santos pode se retirar que já o chamo.”

Nisso ficamos eu e o Albert na sala do delegado dando minha versão aos fatos. Em dado momento, me dirigi ao delegado comentando do abuso. E o delegado singelamente nos disse – “Acho que houve excessos por parte da PM”, completei dizendo – “Doutor! Esse B.O. nem me preocupa, o que mais me preocupa é saber quem nossa sociedade está permitindo carregar armas. Dar uma arma para um soldado que consegue olhar no olho de uma pessoa e mentir descaradamente, eu fico preocupado.” O delegado, apenas fez um gesto afirmativo com a cabeça.

Esse foi o ocorrido, abaixo seguem minha opiniões pessoais: A ignorância para alguns em alguns momentos é uma benção, mas nunca há como se negar que inteligência faz falta.

Foto: Pedalada Pelada - WNBR

Imagem, revela nosso Major Benjamin(sub comandante do 7° Bpm) no momento mágico...

Tenho um amigo do alto escalão da PM, ele disse que essa intervenção feita sem ordem superior pode custar a carreira daqueles policiais. Antes de abordar um grupo eles tem que comunicar o fato à central, que além de passar as instruções, envia reforços imediatos para controle da situação, no treinamento eles são orientados a nunca abordar um grupo sem o mínimo de segurança. Segundo esse coronel, esse foi o primeiro erro deles, entrar na confusão para depois comunicar.

Segundo erro, arma em punho, a partir do momento que não existe ameaça física contra um dos membros da corporação ou qualquer outro civil, nenhum policial pode sacar a arma. Isso é considerado “intimidação”.

Agora imaginem, uns profissionais incapacitados, mau treinados e achando que são os novos super-heróis de uma sociedade destruída como a nossa, e o pior, ganhando R$ 1.000,00/mês.

Só poderia gerar um bando de revoltados! Os mesmos revoltados que não entendem o que fazemos, os mesmos revoltados que não tem moral, nem capacidade de assumir os erros.

Por isso eu digo: “CUIDADO com a PM!”

Abraços, A. S.

-.-.-.-.-.-.-

4 comentários:

Fourier disse...

Tinha certeza que vc ia fazer isso!!! hehehe

Aqui: https://lists.riseup.net/www/arc/bicicletada-sp/2008-10/msg00386.html

Tem o relato do Bigodón preso!

Sem inspiração ainda para escrever!

gracias más una vez maestro fijo!!

marcio disse...

Pessoas que andam armadas de bicicletas.
Como costumo dizer. Só corro sem parar de duas coisas no Brasil. Ladrão e polícia.

Abraços

Márcio Campos

PEDALANTE disse...

Márcio,

1- Policia para quem precisa de ?

2- qual a diferença entre os 2?

Anônimo disse...

Nossa, não sabia que isto continuava a acontecer. Fiquei triste também agora.

É lamentável. Ser punido por uma coisa boa. E por pura ignorância.

Aqui em Curitiba, embora no ano passado a polícia tenha levado vários ciclistas para prestar depoimento (muito foram atrás da viatura de bicicleta) na pintura da ciclofaixa, este ano na bicicletada de 22/set, mesmo com alguns pelados, a polícia não só não encrencou como serviu de batedora em algumas ruas, fechando o trânsito.

Infelizmente falta bom senso para muito policiais e sobra preconceito.