
F A. B.
e leia aqui o perengue na delegacia
Fala galera,
Eu nem ia escrever sobre a sexta passada, porém após ler todos esses comentários, tenho que dar o meu ponto de vista, também gostaria de aproveitar para dar a opinião do próprio delegado que nos atendeu na delegacia. Aliás, delegado que nos atendeu de forma educada.
Bem, eu fico pensando na vida infeliz que esses PMs vivem na Paulista, aliás, não apenas os que vivem na Paulista, mas todos os que são PMs e vivem infelizes com essa função. Quem estava na Bicicletada de sexta pode conferir a maneira como fomos abordados pelos policiais, já chegaram revoltados e “intimando” sobre “liderança”. Querendo impor um limite que não lhes foi legado.
Volto a lembrar que fui agarrado pelo cabo Nobuyuki pelas costas, quando já me retirava do local, junto ao Aragonez, e as palavras proferidas pelo policial foram exatamente essas: “Você vem comigo!”.
Fomos eu e o soldado “J. Santos” ao encontro do delegado:
Delegado: - “O que houve?”
j. Santos: - “Pegamos este meliante pichando as vias públicas na Av. paulista.”
Delegado: - “Você o viu pichar?”
j.Santos: - “Não!”
Delegado: - “Você tem alguma testemunha que o viu pichar?”
j. Santos: - “Não”
Delegado: - “Esperem ali na sala ao lado que já os chamo.”
Nisso seguiu-se toda a espera que alguns gentilmente aguardaram do lado de fora, Após toda a espera, fomos chamados de volta ao delegado:
Delegado: - “Soldado, vocêo viu pichar?”
J.Santos: - “Não mas apreendi esta lata de spray.”
Delegado: - “Da mão dele?”
j.Santos: - “Sim, retirei da mão dele”
Bigodon: - “É bom que tenham minhas digitais aí nessa lata.”
Delegado: - “Calma! J. Santos pode se retirar que já o chamo.”
Nisso ficamos eu e o Albert na sala do delegado dando minha versão aos fatos. Em dado momento, me dirigi ao delegado comentando do abuso. E o delegado singelamente nos disse – “Acho que houve excessos por parte da PM”, completei dizendo – “Doutor! Esse B.O. nem me preocupa, o que mais me preocupa é saber quem nossa sociedade está permitindo carregar armas. Dar uma arma para um soldado que consegue olhar no olho de uma pessoa e mentir descaradamente, eu fico preocupado.” O delegado, apenas fez um gesto afirmativo com a cabeça.
Esse foi o ocorrido, abaixo seguem minha opiniões pessoais: A ignorância para alguns em alguns momentos é uma benção, mas nunca há como se negar que inteligência faz falta.
Foto: Pedalada Pelada - WNBR
Tenho um amigo do alto escalão da PM, ele disse que essa intervenção feita sem ordem superior pode custar a carreira daqueles policiais. Antes de abordar um grupo eles tem que comunicar o fato à central, que além de passar as instruções, envia reforços imediatos para controle da situação, no treinamento eles são orientados a nunca abordar um grupo sem o mínimo de segurança. Segundo esse coronel, esse foi o primeiro erro deles, entrar na confusão para depois comunicar.
Segundo erro, arma em punho, a partir do momento que não existe ameaça física contra um dos membros da corporação ou qualquer outro civil, nenhum policial pode sacar a arma. Isso é considerado “intimidação”.
Só poderia gerar um bando de revoltados! Os mesmos revoltados que não entendem o que fazemos, os mesmos revoltados que não tem moral, nem capacidade de assumir os erros.
Por isso eu digo: “CUIDADO com a PM!”
Abraços,
4 comentários:
Tinha certeza que vc ia fazer isso!!! hehehe
Aqui: https://lists.riseup.net/www/arc/bicicletada-sp/2008-10/msg00386.html
Tem o relato do Bigodón preso!
Sem inspiração ainda para escrever!
gracias más una vez maestro fijo!!
Pessoas que andam armadas de bicicletas.
Como costumo dizer. Só corro sem parar de duas coisas no Brasil. Ladrão e polícia.
Abraços
Márcio Campos
Márcio,
1- Policia para quem precisa de ?
2- qual a diferença entre os 2?
Nossa, não sabia que isto continuava a acontecer. Fiquei triste também agora.
É lamentável. Ser punido por uma coisa boa. E por pura ignorância.
Aqui em Curitiba, embora no ano passado a polícia tenha levado vários ciclistas para prestar depoimento (muito foram atrás da viatura de bicicleta) na pintura da ciclofaixa, este ano na bicicletada de 22/set, mesmo com alguns pelados, a polícia não só não encrencou como serviu de batedora em algumas ruas, fechando o trânsito.
Infelizmente falta bom senso para muito policiais e sobra preconceito.
Postar um comentário