quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Hype chegou

imagem do site naxanta, dica do luddista

Dialogamos, debatemos e batemos o martelo. Vamos realizar nossa Bicicletada Pelada ( World Naked Bike Ride ). Produção coletiva, do flyer/cartaz, até o texto divulgação: emails disparados, blogs publicando em todo país. Inevitavelmente viria a repercursão. O Hype estava no ar!!. Na grande mídia corporativa: Estadão, CBN, etc. todos estavam por nós pautados. Ops. inclusive as autoridades... Vejam a troca de emails abaixo:

"Olá Capitão Rosendo, boa tarde.

Esse passeio ciclístico será nos moldes das tradicionais bicicletadas que acontecem toda última sexta feira do mês. Será um encontro, sem lideres, organizadores ou responsáveis, apenas um encontro de pessoas(cidadãos). A concentração será no mesmo local da Bicicletada, na Praça do Ciclista (Paulista com a Consolação) a partir das 12:00 com saída as 14:00. Como todo movimento horizontal, sem lideres, tudo é decidido na hora, de acordo com o que a maioria decidir, eu não responsável, muito menos organizador, sou apenas mais um participante que colabora com a divulgação do encontro, como ocorre com diversos sites e blogs na internet.

Vou separar as perguntas para melhor responde-las, elas são baseadas no que tenho visto nas bicicletadas e eventos ciclísticos que participo eventualmente.

Trajeto que será realizado o passeio;

Como qualquer movimento horizontal, o trajeto é definido na hora, de acordo com a maioria. Mas creio eu que, devido ao foco dessa Bicicletada ser bem diferente das demais, creio que não irá acontecer um percurso muito longo, acho que os ciclistas irão apenas circular pela Paulista até o Paraíso e voltar a praça. É uma suposição, mas pelo que eu senti nas conversas com a maioria das pessoas que irão participar, acho que deva ser esse o trajeto.

Quantidade estimada de participantes;

Nas Bicicletadas que ocorrem nas ultimas sextas do mês, geralmente temos em torno de 200 ciclistas. Creio que esse pode ser o número de pessoas que irão participar, mas isso vai depender um pouco das condições climáticas no dia, se o tempo estiver bom, é bem provável que esse número seja até ultrapassado, visto pela grande divulgação que o encontro esta tendo. Mas se o tempo estiver ruim, esse número pode diminuir, mas com base na minha experiência, dificilmente teremos menos de 50 ciclistas.

Local de dispersão dos mesmos

Muito provavelmente, com base na minha experiências nas Bicicletadas, ela sempre começa e termina na Praça do Ciclista. Obviamente que ninguém é obrigado a participar de todo o encontro. É muito comum ciclistas entrarem e saírem do grupo durante as pedaladas, mas a grande maioria começa e termina na Praça do Ciclista.

Se a CET foi informada;

Como é um encontro, sem uma organização institucional, não temos nem como avisar a CET oficialmente. Mas creio que eles já estejam a par desse encontro pela divulgação na mídia e também porque encaminhei esse convite para todos os meus contatos e entre eles existem algumas pessoas da CET. Mas da mesma maneira que ocorre as Bicicletadas, não creio que haja a necessidade de uma escolta especial, pois iremos trafegar como fazemos diariamente nas ruas de São Paulo, procurando sempre respeitar as leis de trânsito, sempre protegendo o grupo e mantendo a fluidez dos demais veículos, sem bloquear todas as faixas da via

Se haverá seguranças, para evitar acidentes

Muitos dos cidadãos participantes desse encontro são participantes habituais das tradicionais Bicicletadas que ocorrem mensalmente na cidade ha mais de 5 anos, e também de grupos de passeios noturnos na cidade, que estão acostumados a pedalar em grupo, mantendo-o coeso e evitando conflitos com outros usuários da via. Em todos esse anos nunca tivemos grande contratempos e tão poucos acidentes. Creio que nesse encontro não será diferente. Seria interessante o senhor consultar os PMs que ficam na base da polícia que fica na Praça do Ciclista, pois eles já estão acostumados com nossos encontros e poderão passar a vocês um pouco mais do espírito dos nossos encontros e manifestações. Sempre andamos dentro das leis de trânsito como todo cidadão deve fazer, com um grupo compacto, e sempre tentando fazer uma interação com a população e os motoristas, passando mensagens lúdicas, divertidas e nunca agressivas.

Uns tempos atrás, motos da Rocam eram enviadas para fazer nossa escolta, mas isso não trouxe bons resultados pois chegaram a ocorrer acidentes por contato entre as bicicletas e as motos, ocasionando algumas quedas de ciclistas, colocando em risco a integridade dos participantes e de certa forma prejudicando o trânsito, por ocupar mais pistas de rolamento que o necessário. Acho que o próprio pessoal da PM percebeu que não estava dando muito certo e pararam de enviar as motos para a escolta. O máximo que costuma ocorrer atualmente, o que já me parece suficiente, é a escolta de uma viatura no final do pelotão. Essa atitude é bem mais segura que o envio de várias motos como acontecia anteriormente, além de demandar menor efetivo alocado para o encontro.

Antes de terminar, quero agradecer o seu contato. Apesar de não ter como me responsabilizar pelo encontro, pelos motivos descritos acima, acho que todos os cidadãos, assim como eu, ficarão felizes com esse contato e a preocupação com nossa segurança. Finalizando, gostaria de deixar uma sugestão. Sei que a PM tem patrulhamento de bicicleta e acho que seria bastante adequado enviar PMs ciclistas para uma eventual escolta, em vez de enviar motos, pois como eles já são bem familiarizados com o uso da bicicleta em nossa cidade, tem a experiência necessária para fazer as abordagens eventuais dos ciclistas e zelar pela nossa integridade. Acredito que eles se sentiriam bem em participar de um evento ciclístico, pois também sabem que a nossa luta é para que a cidade seja mais humana em relação ao pedestre e aos ciclistas e para que todos possam se deslocar sem carro na cidade, não só como meio de transporte mas também como meio de trabalho, como é o caso deles."

A. P.
..........

A carta do Capitão da PM

Informações sobre o passeio pedalando pelado

Nome: Cap PM Rosendo
Email: cpam1p3@polmil.sp.gov.br
Cidade: São Paulo
Comentários: Boa Tarde. Como responsável pela Seção de Operações do Comando de Policiamento da Área Centro, venho por meio deste e-mail, solicitar informações a respeito do passeio ciclistico que ocorrerá na data do dia 14JUN08, conforme vinculado na página da internet (www.ciclobr.com.br/fale.asp): - Trajeto que será realizado o passeio; - Quantidade estimada de participantes; - Local de dispersão dos mesmos; - Se a CET foi informada; e - Se haverá seguranças, para evitar acidentes. Certo de contar com a sua colaboração, fico a disposição para qualquer esclarecimento. Cap PM Rosendo Chefe da Seção Operacional 3389-9027 ou 3389-9032
...............


Nenhum comentário: