quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

EM CUBA


Tomo a liberdade de reproduzir a carta do Marcelo , que circulou na lista da bicicletada. Ações e relatos iguais ao dele, nos fazem acreditar que sim, outra São Paulo é possível, assim como em nosso país e no planeta. Vamos aguardar as publicações no blog, e tb as imagens.

xxxxx

Ola!
como andam as coisas? o blogspot do bicicuba sera atualizado apenas depois que o pessoal do documentario que vamos fazer chegar em 26 de dezembro com um chip pra eu poder tirar fotos com a filmadora.
Estou matriculado na ISDI, Instituto Superior de Design. Vou fazer um curso de 1 mes que inicia dia 7 de janeiro e termina dia 4 de fevereiro, e volto pra sampa dia 5. Tem tanta coisa pra dizer que nem sei por onde comecar. Bom, vou contar um pouco de coisas simples daqui: aqui todo mundo respeita as bikes e os pedestres. Por exemplo: se um pedestre pisa na faixa de pestres todos os carros, motos e bikes param na mesma hora, ate o ultimo pedestre. Bikes nao podem passar no farol vermelho senao a policia multa. extrangeiro ou nao! Outra coisa. se vc for fazer compras em qualquer lugar, feira, mercado, lojinha... tem que levar a propria sacola, ou saquinho. ou entao tem que comprar o saquinho de plastico. Padaria, sai todo mundo com o pao no suvaco...e geralmente sao umas baita baguetes, Pao frances nao existe. Uma garrafa de rum Havana Club de um litro custa 7 reais, e um rum local do povo, que tb eh muito bom, sai por 4 ou 5 reais. Ja os runs especiais, 7 anos chegam a valer no maximo 25 reais..
Naso sei se vcs se lembram que eu tava fazendo um bagageiro pra bicicleta como TCC/TGI?! POis mudei completamente de ideia, e pretendo fazer uma bike inteira, depois que vi as bikes daqui, quero fazer uma mistura de bike cargueira com transporte de pessoas. Nessa universidade de design, estou em contato com professores que vao me ajudar a fazer esse projeto, apesar do curso ser voltatado para teoria em cartazes. Estou aprendendo processos serigraficos que envolvem mais de 20 telas para uma mesma imagem, seja em camisetas, seja em papeis. O documentario que sera feito aqui sobre as bicicletas como meio de transporte, sera dirigido pelo Ricardo Guidara e filmado por pessoas da escola de cinema de Cuba, a EICTV.
A fotografia de cuba inteira eh espetacular..qualquer foto ficaria irada, por causa da arquitetura e dos carros e bikes...tudo lindo... mas o grande problema eh que quase todos os carros sao a diesel e poluem muito o ar..eh meio foda de pedalar na cidade pois esses carros nao tem filtro algum. Por outro lado as bikes cubanas sao iradas como meio de transporte e para transporte de cargas...verdadeiros caminhoes! Os Bicictaxis levam mais cubanos que turistas! Infelismente nao tenho como enviar fotos, mas tenho acompanhado os mails da bicicletada e esta lindo demais o trabalho que estao fazendo com os graffitis. Aqui em Cuba todo mundo gostou da ideia, mas felismente aqui nao precisa disso pois ja tem sinalizacao em todas ruas para as bikes. O periodo Especial na decada de 90 fez com que a necessidade do povo cubano falasse mais alto que todos os meios de transporte, e por isso todo mundo usava as milhares de bicicletas chinesas que o governo deu para o povo. Ainda eh posssivel comprar uma bike dessas, por 20 dolares. Ja a cerveja custa dois paus em qualquer lugar. Aqui estou vivendo como um cubano, pois existem duas moedas em circulacao. CUC pra extrangeiro e moeda nacional, cuja relacao eh de 25 pra 1. Nos primeiros dias quando eu ainda estava desligado, pagava 25 vezes mais que os cubanos, apesar de os precos aqui serem quase o mesmo que em sao paulo. Ja tenho muitos amigos e estou participando de um projeto de arte, fazendo graffiti e criando cartazes, que levarei para o Brasil depois... alem de uns charutos cubanos pra gente fumar junto!
Um grande abraco e saudades de todo mundo!
Marcelo

.--.-.-.-.-.-

Nenhum comentário: