domingo, 28 de outubro de 2007

+ uma entrevista



Bicicletada em São Paulo põe mobilidade e o saci em discussão

Por Anselmo Massad [Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2007 às 16:55hs]

"Em São Paulo, terra de modernistas e antropofágicos, a Bicicletada de Outubro irá resgatar mitos e lendas brasileiros no Raloim do Saci", avisa a convocação da bicicletada de outubro. Pererê e outros personagens do folclore e da literatura brasileira "já confirmaram presença".


Convite eletrônico do movimento

Raloim do saci é o tema da bicicletada que acontece na noite desta sexta-feira, 26, em São Paulo. Os ciclistas promovem pelo menos uma manifestação por mês em defesa da mobilidade urbana, lembrando a necessidade de menos carros, mais transporte público e áreas verdes na cidade.

O professor Antonio Lacerda Miotto, o Toni, um dos integrantes da bicicletada, explica que o grupo não é uma organização, mas um movimento horizontal. São organizadas bicicletadas em várias cidades do país, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No Brasil e em Portugal, o movimento adota o nome de bicicletada, mas em outros países é conhecido como "Critical Mass", ou Massa Crítica. Criado nos Estados Unidos em setembro 1992, os passeios de bicicleta em grandes cidades teve inspiração no comportamento dos ciclistas chineses. Ao chegar a um cruzamento ou avenida movimentada, eles são obrigados a esperar um volume de bicicletas grande o suficiente para entrar na via.

Em São Paulo, a atividade é mantida há cinco anos e teve seu auge no dia 22 de setembro deste ano, no Dia Mundial sem Carro. Devido à divulgação da data promovida por entidades como o Movimento Nossa São Paulo é Outra Cidade, foram 320 ciclistas.

Toni, em visita à redação da revista Fórum, em São Paulo, defendeu a necessidade de os sindicatos incorporarem reivindicações a respeito de condições de tráfego de bicicletas como meio de transporte de trabalhadores, já que a opção vem sendo adotada por mais pessoas na cidade. Entre os motivos, o preço do transporte público,

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) estima em 215 mil os ciclistas que usam o meio de transporte diariamente, cerca de 53% do total de bicicletas na cidade. A parcial da pesquisa de origem-destino realizada pelo Metrô paulistano, ainda não concluída, indica mais de 300 mil pessoas que pedalam no caminho de casa ao trabalho e vice-versa.

Poluição Toni conta que se desloca cerca de 10 quilômetros por dia de bicicleta para ir e voltar do trabalho. Um dia por semana, carrega a bicicleta dobrável no ônibus até Campinas, onde trabalha às quartas-feiras à noite. Quando o dia está seco ou a poluição do ar acentuada, recorre a ônibus e anda a pé.

Segundo o médico Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, oito pessoas morrem na capital paulista por doenças decorrentes da poluição. "Bicicleta é 'CO2 zero'", alerta Toni, em referência a um dos lemas das bicicletadas.

Bicicletada do Raloim do Saci em São Paulo Concentração folclórica às 18h na Praça do ciclista entre a rua da Consolação e a Bela Cintra na avenida Paulista - Pedalada às 20h



Saiba mais Bicicletada
Critical mass (Massa crítica) página com links par as bicicletads em várias partes do mundo.
Nossa São Paulo é outra cidade

Blogues de ciclistas
Pedalante
Apocalipse motorizado
Ciclo BR

Documentário
"Sociedade do automóvel" (39 minutos)
de Branca Nunes e Thiago Benicchio

Anselmo Massad

Nenhum comentário: