segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SACI, uma homenagem

ERNESTO 'CHE' GUEVARA , pedala*


Você, SACI, usa um barrete vermelho, ele usava uma boina com uma estrela. Você defende a mata e os seres que nela habitam, ele defendia um ideal de justiça e paz.

-.-.-.--.-.

Fórum – Como o senhor definiria o legado de Che Guevara ?
Frei Betto –
(...) o desprendimento. Não lutou pelo poder, lutou pela libertação dos pobres. Tanto que, ministro em Cuba, em paz com a história, tudo abandonou para meter-se, primeiro, no Congo, e em seguida, na Bolívia. Na política, Che equivale a São Francisco de Assis na religião.

Fórum – Por que a figura de Che foi absorvida tão facilmente pela sociedade de consumo?
Betto –
Porque o sistema aprendeu que cooptar um símbolo é a melhor maneira de neutralizar seu significado. Assim, faz de Francisco de Assis um mero amigo dos animais e pioneiro da ecologia, encobrindo seu gesto contra o capitalismo nascente; de [Mahatma] Gandhi um mero pacifista, encobrindo sua luta contra o Império Britânico; de Che um retrato charmoso estampado na camiseta, encobrindo sua opção revolucionária pela libertação da América Latina.

Glauco Faria, editor-executivo da revista Fórum

-.-.-.--.-.


* Foto: a data indicativa, é de 1950. Reproduzida em alguns livros, e mais recentemente na revista 'Caros Amigos, especial CHE, de outubro de 2007' ( e também no Apocalipse Motorizado).



Nenhum comentário: