domingo, 16 de setembro de 2007

NOSSAS BICICLETINHAS

BICICLETAS
Ciclovia por conta própria

Da noite para o dia, o asfalto de grandes ruas e avenidas de São Paulo foi tomado por desenhinhos de bicicletas. Será que uma ciclovia está sendo implantada em São Paulo? A CET não sabe de nada. E é justamente por que os órgãos responsáveis pelo trânsito não respeitam seus direitos que um grupo de ciclistas resolveu criar o que eles batizaram de "ciclo-rotas": "Estamos realizando de forma anárquica o que a CET deveria fazer de forma planejada", diz a ciclista Renata Falzoni, apresentadora da ESPN-Brasil e porta-voz do grupo.
Responsável pela grafitagem de 100 dessas bicicletinhas, o artista plástico Marcelo Siqueira, 29 anos, sai sempre de casa com uma latinha de spray e um molde, que pode ser feito em papel triplex ou em chapas de radiografia.
A grafitagem de um desenho pequeno, medindo 2 x 2 metros, leva em média 15 segundos para ser feita. "O processo é bastante rápido para não atrapalhar o trânsito nem representar um risco para mim", afirma Marcelo. Renata conta que já testou a utilidade dos desenhos:
"Estava fazendo uma conversão num cruzamento sinalizado com o desenho no asfalto", conta. "Um motorista veio se aproximando demais de mim, mostrei a bicicleta pintada no chão e ele respeitou meu espaço."

Fonte: Jornal da Tarde

Nenhum comentário: